Voe Bem Alto!

Quando o ano está acabando todos desejam que o próximo ano seja melhor, mas na verdade nós é que precisamos mudar para tudo acontecer. Os sonhos são a motivação para agirmos e mudar nossa atitude diante da vida.

Não adianta ter vários sonhos se não agir, não adianta ficar esperando o próximo ano para tudo mudar, comece hoje a fazer a sua mudança interior, de atitudes e pensamentos.

Às vezes agimos de uma maneira porque fomos educados e ensinados daquele modo, mas cabe a cada um mudar se não está satisfeito com sua vida e deseja algo maior. A vida é feita de riscos, arrisque-se, tente e se não der certo pelo menos você tentou e aprendeu com o erro.

A FÁBULA DA ÁGUIA E DA GALINHA

Esta é uma história que vem de um pequeno país da África Ocidental, Gana, narrada por um educador popular, James Aggrey, no início deste século, quando se davam os embates pela descolonização. Oxalá nos faça pensar sempre a respeito.

“Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia.

Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha.

Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista.

Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

– Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.

– De fato, disse o homem.- É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as outras.

– Não, retrucou o naturalista.- Ela é e será sempre uma águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.

– Não, insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse:

– Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!

A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.

O camponês comentou:

– Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!

– Não, tornou a insistir o naturalista. – Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa.

Sussurrou-lhe:

– Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!

Mas, quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi parar junto delas.

O camponês sorriu e voltou a carga:

– Eu havia lhe dito, ela virou galinha!

– Não, respondeu firmemente o naturalista. – Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a  águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:

– Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte.

Foi quando ela abriu suas potentes asas.

Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e voar cada vez mais para o alto.

Voou. E nunca mais retornou.”

 

Existem pessoas que nos fazem pensar como galinhas. E ainda até pensamos que somos efetivamente galinhas. Porém é preciso ser águia. Abrir as asas e voar. Voar como as águias. E jamais se contentar com os grãos que jogam aos pés para ciscar.

 

Extraído de artigo publicado pela Folha de São Paulo, por Leonardo Boff, teólogo, escritor e professor de ética da UERJ.

Similar posts
  • Motivação – 10 Frases Para Quem... Manter a motivação no trabalho é o primeiro passo para alcançar o sucesso, pois uma pessoa que não sabe onde quer chegar não chega a lugar algum. É preciso saber o que queremos da vida para termos a motivação de acordar todos os dias e correr atrás deste objetivo. Dificuldades no caminho sempre haverão, mas [...]
  • Como Ter Sucesso Com Programa de Afil... Quem não tem ainda um produto próprio para vender na internet pode ganhar dinheiro através de programa de afiliados, você promove o produto de outras pessoas e recebe uma comissão por cada venda sua. Veja algumas dicas de divulgação para obter bons resultados. Escolha o Produto Certo Escolha produtos relacionados ao assunto do seu blog. [...]
  • Tenha Sucesso! Parte 13 Hoje é o décimo terceiro e último vídeo de Napoleon Hill, onde ele fala sobre a Força Cósmica do Hábito. Siga os ensinamentos da série de vídeos para alcançar o sucesso. Todos os ensinamentos estão interligados e a aplicação conjunta de todos eles é que garante o sucesso em sua vida. Dê atenção especial à [...]
  • Tenha Sucesso! Parte 12 Este é o penúltimo vídeo de Napoleon Hill, desta série sobre o sucesso, onde ele fala sobre Pensar com Exatidão. A maioria das pessoas tende a acreditar em tudo que lhe é dito, mas devemos questionar se a informação passada é realmente verdadeira. Nas redes sociais e e-mail vemos várias informações circulando, mas alguém já [...]
  • Tenha Sucesso! Parte 11 Chegamos ao 11º vídeo de Napoleon Hill onde ele fala sobre a Visão Criativa. Muitas pessoas de sucesso tiveram uma idéia, a colocaram em prática e ganharam muito dinheiro. No vídeo, Hill explica duas formas de imaginação: sintética e criativa. Enquanto na primeira forma a pessoa utiliza ideias já existentes de uma forma diferente, na [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CommentLuv badge

E-MAIL MARKETING GRÁTIS

Curta a Minha Página No Facebook

Siga-me no Google Plus