Quer Criar um Blog Para Ganhar Dinheiro? Comece Certo!

Quer Criar Um Blog e Ganhar Dinheiro? Comece Certo!

Os blogs estão na moda. Muitas pessoas hoje querem criar um blog e ganhar dinheiro com ele, espelhando-se em alguns que já conseguem isto, e tem aqueles que começam o projeto sem muitas pretensões mas acaba dando certo e passam a ter o sustento financeiro exclusivamente do blog.

Segundo uma pesquisa da Boo-box, feita no primeiro trimestre de 2011, a audiência dos blogs no Brasil chega a 60 milhões de pessoas por mês, um dado que tende a aumentar a cada ano, juntamente com o crescimento dos usuários da internet. Em 2010 os blogs tiveram um aumento de 34% de sua visitação, em relação ao ano anterior.

Principalmente se você pensa em ganhar dinheiro com um blog e dele tirar o seu sustento é importante analisar alguns pontos que poderão fazer a diferença no seu sucesso ou não.

1. Assunto

Primeiramente defina sobre o que e para quem irá falar no seu blog. Se pretende ganhar dinheiro saiba que leva um tempo até o blog começar a render um valor esperado, é como abrir um negócio qualquer, você deve esperar pelo menos uns 2 anos para ver se dará certo ou não. Não crie muita expectativa em relação a rendimentos financeiros no início, senão irá se frustrar. Defina o tema e depois as palavras-chave relacionadas, podendo usar para isso a Ferramenta de Palavras-chave do Google. As palavras-chave são termos de pesquisa usados pelos internautas quando procuram um assunto nos sites de buscas, a partir daí você deve definir as palavras-chave que o público pesquisará para encontrar o seu blog. Se por exemplo você criar um blog para falar sobre animais, aparecem várias opções com os termos mais pesquisados pelo público:

Quer Criar Um Blog e Ganhar Dinheiro? Comece Certo!

O conteúdo é rei, portanto estude, leia bastante, faça cursos on-line e aprimore-se sempre. Mostre que você está bem preparado e entende do que faz, passando interesse e profissionalismo será mais fácil alcançar seus objetivos e um público maior.

2. Domínio

O domínio é o segundo ponto importante que você deve levar em consideração quando for planejar o seu blog, através do endereço eletrônico é que as pessoas encontrarão você. Assim, quanto mais curto e fácil de memorizar melhor será a divulgação. Escolha um nome que tenha relação com o assunto que será abordado e de preferência que contenha uma das palavras-chave relacionadas ao tema, esse é um dos fatores que contribui para o seu blog aparecer bem posicionado nos resultados de pesquisas. Analise no Google as palavras-chave mais pesquisadas e pense muito bem antes de criar o nome do blog.

3. Plataforma

As plataformas mais comuns e utilizadas para criar um blog são o WordPress e o Blogger.

O Blogger pertence ao Google e vem melhorando ao longo do tempo. É gratuito e você pode redirecioná-lo para usar um domínio próprio.

O WordPress é escolhido pela maioria dos blogueiros pela facilidade de instalação, de uso e apresenta muitas funcionalidades, com vários plugins que podem ser instalados para melhorar o desempenho e usabilidade do blog.  No WordPress.com você cria o seu blog usando a hospedagem gratuita e seu endereço será: www.nomedoseublog.wordpress.com; se possuir um domínio próprio e uma hospedagem é só baixar o programa através do WordPress.org.

4. Hospedagem

Depois de criado o nome contrate uma hospedagem para o blog. Há hospedagens gratuitas, mas algumas mantém banners promocionais que aparecerão sempre no seu blog ou não permitem o redirecionamento para um domínio próprio. Se você quer ser um profissional mostre desde o início que você está interessado no seu blog e use um domínio e hospedagem pagos. Tendo um gasto financeiro todo mês com o blog também será mais difícil você desistir dele ou abandoná-lo, sem atualizações frequentes.

5. Ferramentas Profissionais

Agora que seu blog está estruturado utilize ferramentas que o ajudarão na divulgação e acompanhamento, pelos leitores, do seu blog.

Forme uma lista com e-mails cadastrados através do blog e tenha um serviço de e-mail marketing para enviar novos artigos e notícias exclusivas para estes leitores.

Outra ferramenta importante é oferecer em seu blog a assinatura de um feed RSS, ou seja, um serviço que distribui automaticamente a última atualização do blog. O leitor se inscreve e pode receber por e-mail, ou através de leitores especiais, uma atualização do seu blog cada vez que um artigo é publicado.

Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos!

Similar posts
  • 3 Dicas Rápidas Para Criar Um Blog Hoje em dia, cada vez mais pessoas começam a escrever um blog e a facilidade de plataformas gratuitas contribui enormemente para que isso aconteça, mas muitos aproveitam esta gratuidade e esquecem que é preciso um estudo antes de criar um blog e ter sucesso com ele. Há alguns pontos na criação que futuros blogueiros podem [...]
  • Como Agendar Post No Blogger Semana passada expliquei como agendar post no WordPress. Esta é uma ótima facilidade, pois o blogueiro pode deixar vários posts agendados para publicação e assim não se preocupa se houver um imprevisto e não conseguir acessar seu blog. Hoje vou ensinar a agendar post no Blogger. 1. Acesse o Painel do Blogger e clique em [...]
  • Como Agendar Post No WordPress Uma das vantagens de ter um blog é que se você ficar doente, for viajar ou tem um compromisso e não poderá escrever um artigo, basta escrever alguns posts com antecedência e agendar a publicação deles, assim é mantida a frequência de atualização do blog e o seu negócio on-line continua funcionando. Para quem tem [...]
  • Como Editar o Link Permanente de Post... Quem utiliza a plataforma WordPress.org (com domínio e hospedagem pagos) para hospedar o seu blog tem a grande vantagem de poder editar o link de seu post. Na semana passada expliquei como configurar o link permanente, hoje veja como editá-lo. Em relação ao SEO pode haver vantagens nesta alteração, melhorando o posicionamento no Google, mas [...]
  • Como Configurar o Link Permanente no ... Quem mantém seu blog no WordPress sabe das inúmeras facilidades e opções de configuração disponíveis. Hoje vou ensinar a configurar o link permanente de posts no WordPress. O WordPress oferece 5 opções de link permanente: Padrão Dia e Nome Mês e Nome Numérica Estrutura Personalizada Para fazer a alteração vá até o painel do seu [...]

2 Comments

  1. 31 de março de 2012    

    A hospedagem é um ponto que muitos não levam tão a sério e acabam contratando um plano baratinho, daqueles que dizem que tem armazenamento e transferência mensal ilimitada. Então quando seu blog começa a crescer e vê que está dando certo, percebe que volta e meia o blog está fora do ar ou com problemas de conexão com o banco de dados ou ainda, é bastante vulnerável a invasões. Só aí você vai se arrepender por não ter assinado um plano de hospedagem mais profissional.
    Dermeval Junior postou recentemente..Taxa de rejeição pode não ser o que pareceMy Profile

    • 1 de abril de 2012    

      Olá Demerval

      Tens toda razão, é aquela velha história de que o barato sai caro.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CommentLuv badge

E-MAIL MARKETING GRÁTIS

Curta a Minha Página No Facebook

Siga-me no Google Plus